CENSA comemora os 144 anos do Instituto das FMA

Dia 5 de agosto, o Instituto das FMA – Filhas de Maria Auxiliadora – completou 144 anos de fundação. O Auxiliadora comemorou a data na manhã de sexta-feira, com uma Missa em Ação de Graças, na Capela da escola. Censa, Isecensa e Censanet estiveram presentes para  agradecer e homenagear àquelas que dedicaram suas vidas à formação dos jovens.

Hoje é um dia muito especial para quem tem a alegria e a bênção de ser Salesiana. Dia 5 de agosto celebramos o “Sim” de Maria Mazzarello para cumprir a missão mais nobre destinada por Nossa Senhora quando intuiu Main o "A ti as confio!". Dia de gratidão e de fidelidade, de memória e esperança no futuro. O dia 5 de agosto representa para nós não só a fundação do Instituto das FMAs, mas a oportunidade de bebermos e experenciarmos o carisma salesiano de Mornese através de cada Irmã hoje presente no CENSA e de tantas outras que se doaram à comunidade campista e já não estão mais em nosso convívio. Parafraseio as palavras da Madre Yvone: "Deixemos que o coração exulte de gratidão a Deus por ter doado à Igreja, à Congregação Salesiana, ao nosso Instituto e a toda a Família Salesiana um Pai Fundador Santo”.O carisma que o Espírito Santo lhe confiou suscita, ainda hoje, simpatia e admiração em toda parte, também nas pessoas pertencentes a outras confissões religiosas.
Gostaríamos também de agradecer diretamente a Dom Bosco por ter ele acolhido o chamado de Deus e de Maria Auxiliadora para fundar o nosso Instituto e por ter assumido, com coragem, todo o cansaço que tal fundação comportava. Ele soube reconhecer em Maria Domingas Mazzarello o germe de santidade e manifestou, em relação a ela, uma confiança ilimitada.  Do encontro espiritual entre nossos santos fundadores brotou uma grande comunhão carismática.
Hoje desejamos muita vida para essas Irmãs que transpiram o carisma e que, como Maria, são casa para nossa comunidade! Como ex.aluna e professora, sei que o CENSA é essa casa que posso sempre voltar e a qual sempre terei o aconchego de Nossa Senhora nos gestos de cada Irmã. Nesta casa sentimos a certeza do propósito de Maria em nossa vida, através das palavras: “Esta é a minha casa, daqui sairá minha glória”. Parabéns a todas as Irmãs! Agradeço a Deus a presença de todas na minha caminhada desde os 12 anos até hoje. Agradeço a vida de todas que passaram pela minha vida; todas me marcaram com a presença viva de algo peculiar de Main: alegria, força, luta, sabedoria, mansidão, senso de justiça e tantos outros valores! O aniversário é do Instituto, mas nós ganhamos o presente!

Liliana Nogueira