D de Dinossauro

Dinossauro foi o tema escolhido pelo 3º Periodo da Escola Infantil do CENSA para contextualizar a aprendizagem da letra D. Empolgados, os alunos começaram com um tour virtual ao Museu de Paleontologia Irajá Damiani Pinto, onde conheceram os fósseis, espécies e vida do animal. Em seguida, participaram de uma proposta de metodologia ativa, com a rotação por estações. Nesse dinâmica, cada estação apresenta uma atividade diferente e todos podem participar com suas respectivas equipes. A primeira foi a do quebra-cabeça do esqueleto de dinossauro, que estimulou as habilidades lógicas, a percepção visual e a resolução de problemas; a segunda consistia na escavação dos fósseis, feitos de argila, onde os alunos exercitaram a atenção, o ritmo, a persistência e o foco para encontrar as peças escondidas sob a areia; a terceira estimulou a linguagem escrita e a leitura, pois os alunos tinham que formar palavras para descobrir características dos dinossauros.
- Os alunos amaram a atividade, ampliaram seu repertório cultural e experimentaram na prática seus conhecimentos sobre a paleontologia, sistematizando de forma lúdica a aprendizagem sobre a letra - disse Aline Tavares, orientadora educacional da Escola Infantil.