Festa da Gratidão 2019

A Festa da Gratidão é uma tradição do carisma salesiano celebrada em todas as casas desde a fundação dos SDB (Salesianos de Dom Bosco) e das FMA (Filhas de Maria Auxiliadora). No CENSA, os alunos começam os estudos e reflexões já no início de abril, quando é publicada a carta oficial com o tema da festa. Com o slogan "A ti as confio", fazendo ressoar a entrega feita a Madre Mazzarello, os alunos do Auxiliadora agracedem à Madre Yvonne Reugount, inspetora geral das FMA, e a todas as Irmãs da escola, que dedicaram suas vidas a dar continuidade ao trabalho de Dom Bosco. A culminância aconteceu no dia 26 de abril, com exposições de desenhos, apresentação no teatro, poemas, cartões e as mais diversas formas de homenagem.

Mensagem do 3º ano Fundamental à Madre Yvonne
Querida Irmã Yvone,
Nós, alunos e professores do 3º ano do Ensino Fundamental I, do Centro Educacional Nossa Senhora Auxiliadora, Campos dos Goytacazes - RJ, agradecemos a presença da escola Salesiana em nossas vidas.
Aqui nos sentimos amados, acolhidos e alegres. Estudamos, brincamos, rezamos e fazemos amigos. Procuramos seguir os exemplos de Dom Bosco e Madre Mazzarello sendo bom com os amigos.
A carta que nos foi enviada pela senhora nos convida a trabalhar e nos empenhar “para que acolhimento e solidariedade estejam presentes em nossas atitudes todos os dias no pátio, na sala de aula e com os nossos familiares. Atendendo ao seu pedido nós, alunos, promovemos ações para arrecadar produtos importantes para as crianças da comunidade Tamarindo e do Projeto Lara, uma ação que terá continuidade por todo ano de 2019.
Realizamos diversas atividades práticas que nos permitiram refletir sobre nossos gestos e palavras para nos tornarmos pessoas cada vez melhores e capazes de olhar o outro com amor e fraternidade. “Acolher e encontrar o outro é encontrar Jesus. Ele mesmo nos diz: <Em verdade eu lhes digo: tudo o que vocês fizeram a um só destes meus irmãos menores, foi a mim que fizeram.>(Mt 25,40).” Estudamos isso nas nossas aulas de Religião também.
Somos gratos por pertencer a uma escola com princípios e com valores, que nos ensina, todos os dias, a nos colocar no lugar de quem está ao nosso lado.
Obrigado por cuidar, junto com as irmãs, das escolas das Filhas de Maria Auxiliadora, permitindo-nos uma educação humana e cristã. Aqui, no CENSA, encontramos a felicidade e o amor de DEUS.
Alunos do 3º anos do Ensino Fundamental I

Homenagem Do 4º ano Fundamental
GRATIDÃO
A gratidão é uma união
Que temos que ter no coração
Pois somos todos irmãos
Vamos todos dar as mãos.

Temos que agradecer a vida
Que Deus nos deu
Por tudo que nos ofereceu
Amor, paz, união e GRATIDÃO

A gratidão é a emoção
Que transborda no coração
Com Jesus no coração
Temos a gratidão.

Sem a gratidão, não temos paixão
Sem paixão, não temos união
Espalhando amor pelo mundo
Com sentimentos mais profundos
E com muita emoção.

Na escola temos que ser gratos
Pela limpeza, pela educação
Pelos professores e direção

Somos gratos pela nossa família
Pois ela faz parte da nossa vida
Com a nossa família
Aprendemos dia a dia
Com muita alegria.

Aos nossos colegas, gratidão
Amizade do coração
Somos felizes de montão
Porque temos união.

Ter gratidão a vida
É fundamental
Para que nos tornemos pessoas felizes e completas
Nesse mundo fenomenal.

Receita do 2º ano Fundamental de como preparar uma escola salesiana:

PARÓDIA FEITA PELA ESCOLA INFANTIL

Madre Yvonne, somos seus seguidores.
Obrigada por todo amor e dedicação.

Somos do CENSA de Campos dos Goytacazes
Seguimos Dom Bosco e Mazzarello, Mazzarello

Somos uma família Salesiana
com as Irmãs recebemos
o seu carinho e o seu amor.

Vivemos o amor, o respeito e a fé
Pedimos que Maria te ilude por onde estiver.

Somos uma família Salesiana
Com as Irmãs recebemos
o seu carinho e o seu amor. (Repete 2x)