Semana Intercultural: Educação Maker

A Semana Intercultural do CENSA movimentou a escola entre os dias 9 e 11 de outubro. Na sua segunda edição, o evento foi a culminância de vários projetos desenvolvidos pelos alunos da Escola Infantil, Fundamental I, II e Ensino Médio. Toda a apresentação foi em torno da Educação Maker e criatividade não faltou. Colocando a mão na massa, os alunos trabalharam em subtemas sociais, ecológicos e educacionais, mostrando um grande senso crítico e cidadania. Projetos como "Acessibilidade", "Paz no trânsito" e "Sustentabilidade", entre tantos outros, resultaram em protótipos de bengala com GPS, aplicativos para vagas de carro, ecotelhados, mangueira com timer, biodigestor capaz de transformar o lixo orgânico em gás de cozinha, carregador de celular à base de energia eólica, enfim, uma infinidade de propostas encontradas após muita pesquisa e estudo, fazendo valer a ideia principal: inovar, criar, desenvolver.
A Semana contou, ainda, com o Show de Talentos de cada segmento, com os alunos apresentando, com desenvoltura, seus dons artísticos: poesia, música, dança e a dramatização "Gritos de Liberdade". O 9º ano e a 1ª série do Ensino Médio participaram da mesa redonda "Violência simbólica e suas implicações", debatendo com as professoras Danielle Manhães e Lidiane Silva as múltiplas formas de violência (psicológica, social, espacial e moral) . Já a 2ª série do Ensino Médio recebeu a escritora Xila Damian para a roda de conversa "Pais e filhos adolescentes: uma relação possível".
- Ao testemunharmos lindos momentos, em todas as ações da diversificada programação, percebemos, na prática, a missão educativa do CENSA. Em todos os aspectos, analisamos que a II Semana Intercultural foi bem-sucedida, pois alcançamos o principal objetivo proposto: que era favorecer o protagonismo dos nossos alunos - disse Natan Azevedo, coordenador do evento.

PÔSTERES COM MENÇÃO HONROSA NA SEMANA INTERCULTURAL DO CENSA
Parte da programação da II Semana Intercultural do CENSA, a exposição de pôsteres foi um sucesso à parte. Com a função de apresentar todos os passos dos projetos desenvolvidos, os trabalhos foram apreciados pelo público, no sábado, 20 de outubro, e analisados com atenção por uma equipe de avaliadores. Conteúdo, originalidade, inovação, significado social e apresentação foram os critérios avaliados. A seguir, os que receberam Menção Honrosa, com todos os critérios considerados "ótimo".

LIXO ARTÍSTICO E LIXO ELETRÔNICO COOM ARTE . Turma 702
PARQUE ECOLOGICO DE CAMPOS DOS GOYTACAZES . Turma 302
ECOTELHADO . Turma 303
COMPOSTAGEM: DO LIXO AO ADUBO . Turma 201
SISTEMA AUTOMÁTICO DE IRRIGAÇÃO DE ÁREAS VERDES . Turma 202
PRODUÇÃO DE ENERGIA EÓLICA . Turma 203
ECO CISTERNA H20: USO INTELIGENTE DE UM RECUROS NATURAL . Turma 311
O CONTROLE E A PREVENÇAO DE DANOS CAUSADOS PELO NÍVEL DE PRECIPITAÇÃO, RESPONSÁVEL POOR ENCHENTES NA REGIÃO DE URURAÍ . Turma 214
DISCRIMINAÇÃO RACIAL: COMBATE AOS DISCURSOS E ÀS ATITUDES QUE PROMOVEM DISCRIMINAÇÃO DE COR E RAÇA NA CONTEMPORANEIDADE . Turma 114
MOBILIDADE URBANA: ONDA LIVRE . Turma 901
ENVELHE SER . Turma 802
BIODIGESTOR: UMA ALTERNATIVA PARA O DESCARTE DE LIXO ORGÂNICO . Turma 603
THE CHALLENGE. Turma 502
CARREGADOR DE CELULAR À BASE DE ENERGIA EÓLICA . Turma 404
TURISMO ECOLÓGICO EM CAMPOS DOS GOYTACAZES . Turma 401

Fotos da Educação Infantil (Clique aqui!)
Fotos do Show de Talentos (Clique aqui!)