Letramento Linguístico e Digital com participação de Neymar e Leo Santos

O 3º ano do Ensino Fundamental do CENSA uniu a Copa do Mundo à Campanha da Fraternidade 2018, que prega "Fraternidade e Superação da Violência", e partiu para a leitura, discussão e produção de textos a respeito da necessidade de um ambiente de paz no futebol, dentro e fora do campo. Seguindo a tendência do Letramento Digital, apontada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC/MEC - 2017), a atividade teve início com um vídeo do YouTube "Neymar Jr. em: Paz nos Campos (Ep. 1) – Turma da Mônica", seguido de um debate. A empolgação no trabalho ficou ainda maior com a mensagem digital dos craques Neymar e Leo Santos, pai do aluno Enzo Gabriel e jogador do Santos, falando diretamente para a turma do Auxiliadora. Nos vídeos, os atletas apresentaram seus pontos de vista diante do questionamento levantado pelos alunos: qual  a importância da paz no futebol?
Agora, vivenciando a terceira etapa do projeto, os alunos preparam um agradecimento, também digital, aos jogadores, estudam o substantivo próprio através dos álbuns de figurinhas, escrita do glossário do futebol e descrição de uma partida de futebol sem plateia, motivada pela violência entre os torcedores.

- Vivemos na Era Digital, na Era do Ensino Híbrido, que propõe integrar espaço presencial e virtual.  Sendo assim, a sequência didática em questão ultrapassou os limites físicos de nossa escola e, além do mais, privilegiou a aprendizagem colaborativa, isto é, o aluno como autor de seu aprendizado - explicou Ana Raquel Pourbaix, coordenação de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental I.