Programa Bilíngue International School

Para os 2º e 3º períodos da Escola Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental.

O CENSA, fiel à sua missão educativa e seu princípio pedagógico de avançar com os tempos e lugares, considerando o desafio de desenvolvimento das competências essenciais para a educação no século XXI, faz parceria com a International School, implementando em 2018 um programa diferenciado para o ensino do inglês, com crianças: o Bilingual Program, de reconhecimento nacional. Inicialmente direcionado para o 2º e 3º períodos da Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental, o programa traz uma proposta de aprendizado dinâmico, lúdico, estimulante, criativo, para imersão das crianças na cultura inglesa, promovendo o desenvolvimento de hábitos, atitudes e valores. Com cinco aulas semanais, o Programa alinha-se às diretivas do PCN e RCN e à metodologia de Ensino Integrado de Conteúdo e Língua (CLIL – Content and Language Integrated Learning).

Segundo estudos da Universidade York em Toronto no Canadá, crianças bilíngues têm mais facilidade na alfabetização, porque têm uma compreensão metaliguística melhor e mais aprofundada sobre a estrutura das línguas; elas são mais desenvolvidas nas funções executivas: atenção, memória, associação de idéias, habilidades cognitivas necessárias à aprendizagem linguística e matemática. Ir. Luzia Alves de Carvalho, diretora Pedagógica do CENSA afirma que "a iniciação em um segundo idioma pode e deve começar nos primeiros anos de escolaridade, sem prejuízo da alfabetização e desenvolvimento da língua materna". Crianças bilíngues apresentam ganhos diferenciados na linguagem, outro motivo pelo qual o ensino da segunda língua deve começar desde cedo. O bilinguismo ajuda a construir canais de trocas de informação sobre o mundo, de forma natural, lúdica, prazerosa e significativa. Assim a criança se sentirá confortável, feliz e o aprendizado ocorrerá de modo integrado e orgânico.

Temos certeza de que a segunda língua, no CENSA, será adquirida com naturalidade, sem pressão, respeitando o tempo e o ritmo de cada criança, sem tolher-lhe a curiosidade, a criatividade e o interesse.