Projeto VESTCENSA: em busca das escolhas certas

Decidir a profissão a seguir é, para a maioria dos adolescentes, um dilema.Eles precisam de orientação, informações e autoconhecimento. Ciente disso, o Projeto VestCensa desenvolve com os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, um trabalho direcionado a esse questionamento. O objetivo é facilitar a identificação de suas vocações, refletir sobre a multiplicidade de aspectos envolvidos na escolha profissional, como perfil, funções e rotina da profissão, e, ainda, a demanda atual do mercado de trabalho. Programado para acontecer durante todo o segundo semestre, o projeto teve início na sexta-feira, 19 de agosto, com o debate mediado por vídeos sobre os temas "quem sou eu?", "de onde vim?", ´"o que é felicidade para mim?". Os alunos refletiram sobre a importância do autoconhecimento como fator primordial para a escolha profissional. Informativos, questionários, dinâmicas e palestras com profissionais de várias áreas estão agendados e são ansiosamente aguardados pelas turmas.

- É necessário que o aluno estabeleça dentro de si, sua verdadeira função na família, no grupo de amigos, na vida. Isso possibilitará aperfeiçoar suas qualidades e reconhecer seus defeitos, direcionando-o às escolhas mais acertadas - diz Talita Ernesto, orientadora educacional do Ensino Médio.