Projeto Lixo Zero

Desenvolvendo o projeto "Lixo zero: seja consciente", o 2º ano fundamental do CENSA realizou uma série de atividades para implementar o trabalho. O tema nasceu a partir da observação da quantidade de lixo produzido pelos alunos durante o intervalo das aulas. O assunto rendeu debates e a conscientização da necessidade de mudanças comportamentais que levassem a uma redução substancial da geração de lixo. "O lema adotado foi prevenção, redução, reciclagem e reuso", explicou a professora Ellen Beliene. A partir daí, os alunos deram início à pesquisas em livros, documentários na internet e encontros com profissionais, munindo-se de todo conhecimento disponível para encontrar soluções práticas. Dentre os muitos vídeos assistidos, o "Lixo extraordinário", que registra o trabalho do artista plástico Vik Muniz, se destacou e até rendeu uma dinâmica artística com os pais, no makerspace da escola. Decididos a criar uma representação do seu projeto, colocaram a mão na massa para a confecção de uma lixeira utilizando garrafas pet como matéria prima. Integrando a disciplina de robótica, projetaram a ideia em 3D, na plataforma TINKERCAD, e a batizaram de Lixeira Inteligente. Desenho pronto, partiram para a arrecadação de garrafas, mobilizando a comunidade educativa e familiar, que mostraram grande engajamento.
Agora, já no último estágio do projeto, os alunos empenham-se finalizar o protótipo das Lixeiras Inteligentes. "O projeto atiça a criatividade mas vai muito além: ele propõe mudanças cotidianas em prol do cuidado com a nossa casa comum, o meio ambiente", afirmou Ellen. Todas as fases do projeto e a concretização da Lixeira Inteligente poderão ser apreciados no sábado, 5 de novembro, na Semana Intercultural do CENSA. Vale a pena esperar!