ReciclAÇÃO: o foco agora é a esponja de cozinha

Atentos aos materiais cujo descarte prejudica o meio ambiente, o 1º ano fundamental do CENSA agora estuda novas possibilidades de reutilização da esponja de cozinha, tão presente nas residências. Questões como o tempo médio de decomposição do material na natureza (em torno de 100 anos) e quantas podemos deixar de jogar no lixo mensalmente foram levantadas pelos alunos que partiram para pesquisar soluções. Uma opção foi transformá-las em enchimento de almofadas. Dando a largada na ideia, os alunos estão mobilizando suas famílias para arrecadação e higienização das esponjas e já programam os próximos passos, que serão a separação do material e redução para tamanhos bem pequenos, adequados ao novo destino. Certos do sucesso da campanha, já contam em enviar o material excedente para o Programa de Reciclagem de Esponjas Scotch-Brite®, que transforma as esponjas em paletes.

"É um projeto de conscientização e responsabilidade ambiental que, também, estimula a criatividade e motiva os alunos", disse a professora Josiele Sampaio, responsável pelo trabalho.