Lápis Ecológico recebe mais um prêmio

O Projeto "Lápis Ecológico" mais uma vez têm os holofotes voltados para si. Agora como vencedor na Conferência Global Be the Change Celebration, na categoria Meio Ambiente. O resultado foi divulgado na sexta-feira, 10 de dezembro, pelo site do Instituto Alana, organizador do evento.
Criado e desenvolvido pelo 2º ano fundamental do CENSA, em 2019, o Lápis Ecológico é produzido a partir dos resíduos gerados pelo uso de outros lápis. Em um dos seus lados, ao invés de uma borracha, ele carrega uma semente de crotolaria, planta utilizada no combate à dengue. Ao ficar com um tamanho reduzido, o lápis ecológico pode ser plantado junto com a semente e gerar, além de uma nova planta, um agente indireto de prevenção à doença.
O projeto surgiu a partir da conscientização dos alunos sobre a responsabilidade ambiental. Olhando o seu cotidiano e onde seria possível atuar, a garotada percebeu a quantidade de lápis descartados nas salas de aula e buscou alternativas para a destinação correta desse material. Da percepção à prática foi um pulo. Colocando a mão na massa, promoveram uma campanha de coleta envolvendo toda a escola e partiram para o desenvolvimento do projeto.
- Os alunos reuniram-se várias vezes no espaço maker do colégio, para a idealização e realização de experimentos. No espaço adequado, com disponibilidade de materiais e incentivo à criação, eles deram asas à imaginação. E o resultado foi surpreendente! - orgulha-se a coordenadora Criscilamara Neves.
Inicialmente, o trabalho foi apresentado na III Semana Intercultural do CENSA mas sua criatividade e a importância  levou a vários outros desdobramentos. O Projeto despertou a atenção da imprensa, com matérias na Record, G1, SF Notícias, Jornal Ururau, O Diário e Folha da Manhã, fechou parceria com a Faber Castell, através do Programa de Reciclagem de instrumentos de escrita, ficou entre os 350 mais bem avaliados no Projeto Professor Transformador (Instituto Significare/Base EDU;/Bett Educar 2020), dando o título à professora Josiele Rosa Motta Azevedo, e participou do Concurso dos Desafios Criativos, evento internacional promovido pelo Instituto Alana, até chegar à conquista atual, que envolveu 28 países e deu aos alunos do CENSA o título de "Embaixadores Criativos da Escola" e um prêmio de R$ 2mil, que será utilizado para a continuidade do trabalho, que será retomado com a normalização das aulas presenciais, em 2022. Segundo Beth Landim, vice-diretora do CENSA, "o projeto é a confirmação que estamos no caminho certo, conscientizando nossas crianças sobre seu protagonismo na construção de um mundo melhor, fazendo aflorar sua criticidade, imaginação e empreendedorismo".
- Ele segue o princípio do cuidado com a casa comum, apresentado pelo Papa Francisco: educar e cuidar do outro - completou a diretora Ir. Rosa Idalia Pesca.