Forum Pacto Educativo Global

O Pacto Educativo Global foi tema de reflexão para o Ensino Fundamental II do CENSA durante todo o ano de 2021. Proposto pelo Papa Francisco, o pacto é um "convite a cuidar das fragilidades do povo e do mundo pela educação integral e inclusiva, capaz de gerar um novo modelo de ser humano, uma nova vida, nova sociedade e natureza". Aderindo integralmente à proposta, os alunos debateram entre si e com os professores, ouviram profissionais, desenvolveram ideias e estruturaram projetos. O resultado de todo esse trabalho foi apresentado aos colegas, à direção acadêmica da escola e aos pais, num forum online, nos dias 20, 21 e 22 de outubro. Sustentabilidade, empreendedorismo e conscientização se fizeram evidentes nas iniciativas propostas pelos alunos, como a realização de um bazar que gere renda para as instituições carentes, a criação de sites educativos que alimentem com conteúdo os alunos que precisaram afastar-se da escola devido à pandemia, a organização de bibliotecas e pontos de leitura na cidade e alfabetização digital para idosos; dinâmicas que já iniciaram e que pretendem dar continuidade.
- Temos muito orgulho de ver como nossos alunos estão maduros e conscientes da sua responsabilidade social e o quanto são criativos e empreendedores para criar soluções - disse Anna Luisa Ferreira, coordenadora adjunta do segmento.