Projeto (DO)AÇÃO DE SANGUE

O 9º ano fundamental e o 1º do ensino médio do CENSA iniciaram o trimestre letivo com o Projeto (DO)Ação de Sangue. Desenvolvido nas disciplinas de Língua Portuguesa / Redação, Biologia, Projeto de Vida, Filosofia, Artes e Orientação Educacional, o projeto se propõe a incentivar novos doadores. O tema surgiu após leitura de diversas reportagens sobre a diminuição de doadores, potencializada com a mudança comportamental imposta pela pandemia do Covid 19. "O estoque de sangue constantemente apresenta-se abaixo do necessário, no nosso município e também em vários outros. O isolamento social agravou ainda mais o problema", explicou Thalita Ernesto, coordenadora adjunta do segmento.
Dividido em duas etapas, o projeto iniciou com um estudo profundo sobre o processo. Os alunos pesquisaram notícias, infográficos e tiveram um encontro virtual com a enfermeira Aline Marques, coordenadora da graduação no ISECENSA. "O que acontece com o sangue do doador?", "Como é a separação do componentes após a doação de sangue?", "O sangue tem validade? Pode ser congelado?" foram alguns questionamentos levantados. Além de instrumentalizar o projeto com conhecimento teórico-prático , a convidada apresentou situações concretas vivenciadas nos hospitais. Ricamente munidos de informações, os alunos agora partem para a segunda etapa: a campanha. Com o logo já criado pela aluna Cybelle Braga Rodrigues, as turmas prometem caprichar nas peças publicitárias, com o intuito de despertar a empatia e a solidariedade da população. Afinal, doar sangue é um ato de amor!