Divertidas experiências para estudar simetria

O 4º ano fundamental desenvolveu uma série de atividades para estudar Simetria. "O objetivo foi abordar o conteúdo de forma lúdica e interessante, fazendo com que os alunos percebessem os conceitos relacionados à simetria de reflexão e identificassem o eixo de simetria nas situações apresentadas", explicou Paula Gama, professora de Matemática.
O primeiro passo foi um debate, tendo como base o uso de um espelho para perceber o reflexo das imagens e dos objetos. A partir daí, as dinâmicas se desenvolveram, utilizando dobraduras e desenhos, numa aprendizagem motivadora e significativa. Participando ativamente, os alunos fizeram questão de elogiar a aula, a ponto de chamar a atenção até mesmo dos pais. " Lívia amou fazer a simetria do nome! Fez a experiência com todos em casa, até mesmo do cachorro!", disse Taís, mãe da aluna da 401. "Ele ficou encantado com as descobertas!", falou Sérgio, pai de Pierre, aluno da turma 403.