Projeto #SELIGANAVIDA

O CENSA sempre considerou habilidades sócio emocionais, projeto de vida e saúde mental temas essenciais a serem trabalhados com os alunos. O que constantemente já acontece, se tornou ainda mais necessário em tempos de isolamento social. Sendo assim, o Fundamental II (6º ao 8º ano) aproveitou o mês de setembro, período de campanha de prevenção ao suicídio, para desenvolver o projeto #seliganavida. Idealizado pela Orientadora Educacional Anna Luísa Ferreira, o trabalho, que também conta com a colaboração dos professores, teve início no dia 21 de setembro. Dividido em duas etapas, a primeira foi um franco bate papo,com os alunos expondo suas experiências e conflitos, abordando o tema de forma adequada à faixa etária. Foi, então, lançada a proposta de realizar diariamente uma atividade que os alertassem sobre o valor da própria vida, compartilhando e divulgando estratégias de cuidado com a saúde mental. O #seliganavida apresentou 3 desafios: no primeiro, os alunos participaram de um momento guiado de respiração e conscientização corporal; no segundo, foi pedido que realizassem uma atividade prazerosa que há tempo não faziam e, finalizando, deveriam procurar no mínimo três pessoas queridas e dissessem o quanto elas eram importantes em suas vidas, formando, assim, uma rede de contágio do bem.
O sucesso do projeto foi enorme e comprovado através de inúmeras mensagens compartilhadas.
- Ainda que no meio do projeto, já estamos colhendo frutos através do depoimento de pais e de alunos."Obrigada por hoje!", "Esse tempo está muito complicado para todo mundo, mas você conseguiu falar desse assunto de uma forma mais leve", "Eu adorei esse desafio! Ele me deixou tão leve, relaxada" foram algumas das muitas mensagens recebidas - disse Anna Luísa.
Ainda com muita atividade pela frente, a segunda etapa do projeto acontecerá por turma, durante as aulas. Os professores se encarregarão de dar continuidade ao assunto em suas disciplinas, engajando-se no projeto proposto pela escola com dinâmicas criativas. Entre elas estão escrever cartas virtuais como meio de conscientização e prevenção ao suicídio, analisar postagens em redes sociais e os impactos que elas provocam nas pessoas, produzir podcasts a partir da aula "Cérebro e Depressão", abordando os fatores neuroquímicos da doença, e difundir os benefícios da atividade física para com a saúde mental.
- Temos um compromisso com a formação integral do jovem e, além de uma educação de qualidade, nos preocupamos com seu desenvolvimento emocional e psicológico - explica a orientadora educacional.


Desafio 1: https://youtu.be/fPo1kLq5fiY
Desafio 2: https://youtu.be/JEubjU-Y4JQ
Desafio 3: https://youtu.be/F7d02OAJwAo