Fontes Naturais Renováveis

O 4º ano fundamental do CENSA começa o mês de outubro com o objetivo de projetar um local com funcionamento total de fontes naturais renováveis. Cada aluno escolheu o seu local preferido, já existente ou a ser criado, e, a partir daí, se dedicou a transformá-lo em um espaço renovável, com reaproveitamento de água da chuva, luz do sol e utilização do vento para produção de energia.
- A intenção é dar seguimento construindo protótipos de cada turma, com união de ideias e sugestões - explicou Criscilamara Neves, coordenadora do fundamental I.

Além da Educação Maker, pPresente em todas as etapas, desde a construção de ideias até os protótipos, o projeto também utiliza a metodologia STEAM,buscando a interdisciplinaridade entre as áreas de Ciências, Matemática, Artes e Tecnologia.

- Os estudantes são estimulados a utilizarem sua ideia de maneira autônoma e criativa, como consta na BNCC nas habilidades específicas à Ciências, desenvolvendo o empreendimento humano, domínio dos processos da investigação científica de modo que se torne seguros para argumentar sobre os problemas cotidianos socioambientalistas e do mundo do trabalho, aprendendo a construir uma sociedade justa, empática e democrático - completou Criscilamara.