Porta celular eletrônico

O 3º ano fundamental do CENSA de aprofundou no conceito de eletricidade conhecendo um circuito e seu funcionamento. A atividade aconteceu no Espaço Maker, no dia 10 de setembro. Decididos a construirem um alerta sonoro no porta-celular para carros, os alunos passaram para a construção da 1ª etapa do protótipo, pesquisando como seria emitido o alerta.

Durante o processo, foram instigados a experimentar e a montar um circuito simples, constituído de mini lâmpadas, fios e  pilhas, com a intenção de desenvolver o pensamento crítico, a criatividade, o trabalho colaborativo e a tomada de decisão, habilidades previstas na BNCC.

- Entre erros e acertos, a turma percebeu a importância da experimentação na resolução do problema, procurando soluções para o funcionamento do sensor - disse a professora Lilian Maria, responsável pela dinâmica.

O próximo passo será analisar os componentes necessários para o desenvolvimento da parte lógica do circuito, utilizando os softwares Fritzing e Arduino.
- Além de todo o interesse dos alunos, contamos com a infra estrutura da escola, que possibilita a criação, o desenvolvimento e concretização das ideias. Nossa intenção é usar a impressora 3D na finalização do projeto - afirmou Lilian.