I Torneio Interno de Robótica

O Censa realizou no sábado, 25 de outubro de 2014, o I Torneio Interno de Robótica, com a participação de equipes formadas por alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

O torneio do Censa seguiu as regras e tema dos Torneios Regionais de Robótica, que este ano trabalha a “Agricultura Sustentável”.

As equipes montaram e programaram robôs, utilizando kits da Lego Zoom Education, para realizarem missões pré-determinadas na pista do evento.

A competição teve três rounds de 3 minutos cada, nos quais o robô de cada uma das equipes participante teve que realizar desafios relacionados ao tema do torneio, como por exemplo, depositar resíduos de cana-de-açúcar na usina termoelétrica, entre outras tarefas.

Paralela à competição entre robôs, as equipes desenvolveram um projeto de pesquisa também com o tema “Agricultura Sustentável”. Neste projeto, as equipes tiveram que buscar solução inovadora para um problema relacionado ao tema central do torneio, envolvendo ou não o uso da tecnologia. Foram apresentadas pesquisas sobre o uso de agrotóxicos, controle de pragas, entre outras.

Como atração no Torneio, a equipe de robótica do Censa, "Engenhoca", que participa de torneios desde 2010 e se classificou três vezes consecutivas para a o Torneio Nacional de Robótica, apresentou sua trajetória e prêmios obtidos, como o melhor design de robô, no Torneio Estadual do Rio de Janeiro, em 2011, e o prêmio de melhor Projeto de Pesquisa, com o projeto de uma cadeira de rodas motorizada para subir e descer degraus, em 2012.

Alunos do 2º, 4º e 6º anos do Ensino Fundamental também participaram do evento apresentando montagens realizadas nas aulas de Educação Tecnológica, utilizando o material da Lego Zoom Education, como semeadeira, sistema solar, locomotiva, bomba d’água, entre outros.

Além de trabalhar a inovação tecnológica e a iniciação científica com os alunos, o torneio teve o objetivo de descobrir novos talentos para representar a escola nos torneios de robótica.

Assista reportagem exibida no RJ Inter TV 2ª edição - 25/10. Clique no link abaixo.