Geometria Fractal

O 7º ano fundamental do CENSA estudou os fractais, na aula de matemática, do dia 31 de julho.
- A geometria fractal serve para configurar algumas situações que não conseguem ser explicadas pela geometria Euclidiana. São formas geométricas abstratas com padrões complexos que se repetem infinitamente, mesmo limitados a uma área, muito aplicadas em ciências tecnológicas e em arte - explicou a professora Fernanda Freitas.
Para solidificar o aprendizado, os alunos partiram para uma dinâmica no Espaço Maker. Ali, de forma colaborativa, constuíram um quebra cabeça de uma figura fractal, analisando o "Triângulo de Sierpinski", percebendo o padrão e estabelecendo uma relação algébrica entre a quantidade de triângulos em cada nível. Em grupos, pesquisaram diferentes fractais e, após selecionarem um, recriaram a estrutura geométrica ou recriaram um outro a partir dos padrões nele observados.

- A cultura Maker favorece a aprendizagem por experimentação, tirando o aluno da passividade e colocando-o no centro do seu aprendizado. Dentro da proposta, os alunos puderam explorar padrões e regularidades matemáticas e realizar construções geométricas e desenvolver a criatividade de forma significativa, colaborativa, dinâmica e prática - afirmou Fernanda.