Uma semana em comemoração à Matemática

O CENSA promoveu uma criativa programação em homenagem ao Dia da Matemática, comemorado oficialmente em 6 de maio. Durante toda a semana, os alunos da Escola Infantil e do Fundamental I participam de diversas atividades aproveitando os espaços de aprendizagem que a escola oferece: laboratório de informática, espaço maker, biblioteca infantil e quadra de esportes.
- O objetivo é vivenciar a Matemática do cotidiano, de maneira divertida, e fazer conexões entre os conceitos e suas aplicações - explicou a coordenadora de Matemática Fernanda Monteiro.

O 1º ano trabalhou, nas aulas de Matemática, desafios baseados na história da Branca de Neve, apresentada no primeiro momento. A dinâmica aconteceu a partir de "estações de aprendizagem" propondo atividades diferentes sobre o mesmo conto infantil, dentre elas uma digital, um enigma matemático e um  jogo de dominó adaptado.

O 2º ano desenvolveu o tema "A Matemática vai à cozinha". Os alunos pesquisaram o modo de preparo dos "Docinhos de Leite em pó", selecionaram os ingredientes e prepararam a receita. Em seguida, resolveram desafios a partir dos docinhos produzidos, envolvendo as operações de adição e subtração, os conceitos e dúzia, meia dúzia, dezena e meia dezena. Por fim, trabalharam o conceito de proporcionalidade para prever os ingredientes necessários para o preparo de mais de uma receita de doce.

O  3º ano utilizou a metodologia ativa, conhecida como Laboratório Rotacional, a fim de explorar as figuras geométricas planas observadas em nosso cotidiano. No Laboratório de Informática, os alunos pesquisaram e conheceram a biografia de Malba Hahan e do artista Mondrian, analisando suas obras, que unem Matemática e Arte. Em um segundo momento, no Espaço Maker, produziram suas próprias obras, utilizando os mais variados materiais. O terceiro espaço utilizado foi a quadra de esportes. Em geoplanos, representaram formas geométricas diversas, apreciando a utilização das mesmas em nosso dia a dia. Para finalizar, sentiram como é "saboroso" o conhecimento matemático, degustando um "chocolate geométrico".

O 4º ano mergulhou na cultura indígena para relacioná-la com a  Matemática, partindo dos padrões e regularidades apresentadas em suas produções. Aproveitando a temática abordada, a criançada participou de uma aula estruturada em três estações: na primeira, os alunos receberam uma folha com malha quadriculada onde produziram sequências e padrões utilizando cores e formas. Na segunda, elaboraram um padrão/sequência utilizando canudos, barbante e palitos. Finalizando, produziram objetos com argila contendo desenhos com padrões e sequências.

O 5º ano desenvolveu a Geometria a partir do Ensino Híbrido, abordagem que combina espaços, ferramentas e estilos de aprendizagem para potencializar o desenvolvimento de cada educando. Os alunos exploraram algumas propriedades dos sólidos geométricos, utilizando o software "Poly", recurso digital que permite o trabalho com os poliedros e suas respectivas planificações, a partir do movimento dos mesmos. Em seguida, construiram  esqueletos de poliedros, utilizando palitos, jujubas e massinha.