Escola Infantil apresenta Mostra Experimental de Sustentabilidade

A Escola Infantil do CENSA realizou a I Mostra Experimental de Conhecimento e Cultura: semeando atitudes para um Brasil sustentável", no dia 27 de outubro. O evento foi a culminância de um projeto desenvolvido com as crianças cujo objetivo maior era despertar o interesse pelo cuidado com a natureza e com o nosso planeta. "O que fazer para melhorar o nosso Brasil, a nossa cidade?", "Como preservar a água?", "O que fazer com o lixo?" foram indagações que surgiram ao longo dos estudos e que, através de pesquisas com livros, vídeos e experimentos, deram origem à uma série de sugestões para atitudes concretas de sustentabilidade.

Divididas por temas, as turmas trabalharam a influência do lixo eletrônico na nossa saúde, o desmatamento, a energia com os recursos naturais, o descarte correto do lixo tecnológico, o reaproveitamento de cascas de alimentos, da água da chuva e, ainda, criaram um supermercado consciente e natural. Temas muitas vezes complexos transformados em conhecimento para a vida das crianças, estudado pelas professoras e repassado de forma significativa.

- O Projeto trabalhou profundamente uma questão de extrema importância para todos nós. É muito gratificante ouvir dos alunos" Aprendi que temos que cuidar da saúde"; " Devemos jogar o lixo no lugar certo"; " Temos que cuidar do nosso planeta para não sofrer ainda mais". Isso mostra o quanto eles estão conscientes da própria postura diante da preservação do meio ambiente - afirmou Liliana Nogueira, coordenadora da Escola Infantil.