Dia da Água na piscina!
O 7º ano fundamental do CENSA inovou na celebração do Dia Mundial da Água. Unindo as disciplinas de ciências e educação física, os alunos participaram de uma atividade na piscina da escola. A proposta era encontrar as peças de um quebra-cabeças, estrategicamente "escondidas" na superfície da água, e montar a imagem que, ao tomar forma, apresentava valiosas lições sobre a importância do recurso e a necessidade de protegê-lo para as futuras gerações. Conscientização, aprendizagem, coletividade e muita diversão!
Bulletin Board
O Programa Bilíngue propôs uma prática inovadora na aula de quinta-feira, 21/03, para o 6º ano fundamental do CENSA: o bulletin board. Divididos em equipes, os alunos criaram seus cartazes partindo de frases motivacionais e de boas-vindas, ampliando o vocabulário e aplicando conceitos linguísticos. "A abordagem não só enriquece o ensino da língua como desperta a criatividade e reforça a aprendizagem colaborativa", disse a professora Taís Chagas.
Fundamental I em Conexão Bernoulli
Quinta-feira, 21/03, os professores do Ensino Fundamental I reuniram-se para a formação "Conexão Bernoulli". O encontro teve à frente as Analistas de Experiência Digital, Ana Carolina Alves Silva e Milena Souza Oliveira. Foram apresentadas diversas funcionalidades da plataforma Bernoulli 4.0, capazes de otimizar a elaboração e aplicação das atividades, assim como propor uma aprendizagem mais gamificada, através do Bernoulli XP.
Dia Mundial da Água
O Dia Mundial da Água, 19 de março, foi tema de estudo e reflexão para o 6º ano fundamental do CENSA. Utilizando a metodologia por estações, as turmas abordaram as várias vertentes do assunto. A primeira foi a pesquisa, explorando a importância e disponibilidade desse recurso. A segunda incluiu a criatividade. Numa atividade maker, os alunos construíram fontes de água sustentáveis, utilizando o lego. Em seguida, partiram para a reflexão, colocando-se no lugar de uma gota dágua, até finalizarem com a estação "Ação", montando um quebra-cabeças onde destacava-se a mensagem de que o cuidado com a água é responsabilidade de todos.
- Não só celebramos a data, mas a transformamos em uma valiosa oportunidade de aprendizado - disse a professora Bianka Martins.
Aula Prática de Botânica
Ilustrando o conteúdo de Botânica, abordado atualmente em sala de aula, o 8º ano fundamental do CENSA participou de uma aula prática no jardim da escola. A atividade aconteceu na terça-feira, 19/03, com o objetivo de identificar e classificar os vegetais entre briófitas, pteridófitas, gimnosperma e angiosperma. A prática permitiu que os alunos partissem de suas análises e experiências para elaboração dos conceitos de forma significativa.
Treinamento da Lei Lucas
O curso de Enfermagem do ISECENSA promoveu uma capacitação na Lei Lucas, na quarta-feira, 20/03. Obrigatório para os professores do nível fundamental, o treinamento abrangeu o corpo docente do CENSA, Instituto Laura Vicunha e Escola João Paulo II. Aline Marques, coordenadora da graduação no ISE, ficou responsável pela parte teórica enquanto os acadêmicos apresentavam a prática das técnicas de socorro em caso de engasgo, parada cardiorrespiratória, desmaio, sangramento e crise convulsiva. "Além de obrigatório, o treinamento dos profissionais da educação deixam os pais e alunos mais seguros, uma vez que os tornam aptos a agir numa emergência", explicou Aline.
Visita à Reserva Caruara
O 3º ano fundamental do CENSA participou de uma excursão pedagógica à Reserva Caruara, em São João da Barra, RJ, na sexta-feira, 15/3. A atividade ilustrou o conteúdo de astronomia, abordado atualmente em sala de aula e ficou ainda mais educativa com o apoio do físico Marcelo de Oliveira Souza. Doutor em Cosmologia pela UFRJ, Marcelo acompanhou os alunos, explicando com riqueza de detalhes a diferença entre o céu diurno e noturno, o movimento do sol, as fases da lua, a formação de estrelas, a identificação das constelações e vários outros questionamentos levantados pela garotada.
A visita gerou, ainda, a oportunidade de conhecer o Programa de Monitoramento das Tartarugas Marinhas. Em parceria com o Projeto Tamar, que instalou uma sede de reabilitação e preservação na sede Caruara, os alunos viram de perto todo o funcionamento do trabalho.
- Foi uma experiência incrível. Atividades extra muros motivam a aprendizagem. Agradecemos a disponibilidade do sr. Marcelo, que tornou o estudo ainda mais divertido e prazeroso - disse Ísis Vivório, coordenadora de área do CENSA.
Ortografia Gamificada
Iniciando o estudo ortográfico das letras M e N, o 1º ano fundamental do CENSA utilizou a gamificação para abordar o contéudo. Na segunda-feira, 4/03, os alunos transformaram a lousa da sala de aula em uma tela interativa. Foi um sucesso!
- Ao usarmos recursos atrativos para o aluno, reforçamos as conexões cerebrais com diversos estímulos necessários para a aprendizagem - afirmou a professora Josiele Sampaio.