Informação correta e reflexiva
A disciplina de Língua Portuguesa propôs uma interessante dinâmica para o 6º ano fundamental do CENSA. Divididos em grupos, os alunos tiveram acesso a um conjunto de imagens através de um QR Code. A intenção era fazer os colegas identificarem o local ou objeto descrito através de adjetivos.
O principal objetivo da prática foi instigar a busca por novos conhecimentos e provocar reflexões sobre cada imagem. Segundo a professora Juliana Leitão, "a atividade instigou o desenvolvimento não apenas da responsabilidade da informação transmitida mas, também, a criatividade ao apresentar o conteúdo assimilado, base para uma formação crítica e reflexiva".
Origami em Atividade Interdisciplinar
O 6º ano fundamental do CENSA participou de uma aula interdisciplinar, Redação e Português, na terça-feira, 16/04. Explorando o tipo textual instrução e os verbos no modo imperativo, a proposta foi construir origamis, seguindo as instruções verbais. Além de desenvolver habilidades de escrita, a atividade reforçou a atenção aos detalhes, necessários para seguir as etapas da criação. Um aprendizado criativo e motivador que empolgou a turma. Sucesso!
Conhecendo os Cientistas
O 1º ano fundamental do CENSA recebeu a visita super especial dos pesquisadores João Victor Castelar e Camilla Ribeiro Alexandrino, na sexta-feira, 12/04. Doutores em Biologia Vegetal (UERJ), os convidados apresentaram a profissão à garotada falando sobre as atribuições de um cientista, sua rotina, campo de atuação e busca pelo desenvolvimento e aperfeiçoamento de técnicas para anatomia ecológica das plantas. João Victor, que atualmente é pós doutorando na área, contou sobre suas pesquisas em diferentes fitofisionomias da Mata Atlântica, ressaltando a curiosidade e a persistência como características importantes para a profissão. Camila, pós doutoranda em Biociências e Biotecnologia, falou sobre a Xiloteca da UENF, explicando a coleção de madeiras catalogadas no herbário, composta principalmente por espécies da Mata Atlântica.
Partindo para a prática, convidou os alunos a observarem em microscópios, os diferentes tipos de fibras, coloração e densidade de alguns materiais trazidos da universidade. "O encontro possibilitou relacionar teoria e prática e contato com materiais de pesquisa concretos. Foi enriquecedor para os alunos", disse Criscilamara Neves, coordenadora do segmento.
6º ano debate o bullying
O 6º ano fundamental do CENSA recebeu a psicóloga Bianca Ribeiro Rocha Ferreira, na quarta-feira, 10/04. Em uma roda de conversa, a convidada debateu o tema Bullying. "O combate ao bullying começa com a nossa reflexão", falou ela, abrindo as discussões. Muito interessados, os alunos foram orientados, levantaram questões, apresentaram suas dúvidas e, principalmente, refletiram sobre a responsabilidade individual em adotar uma postura que não machuque o outro.
O encontro foi uma iniciativa da supervisão pedagógica e orientação educacional do segmento em parceria com os professores. A intenção é promover uma série de eventos dessa natureza ao longo de todo ano letivo. "Queremos dialogar e dar espaço de voz aos nossos alunos sobre assuntos cotidianos e relevantes para uma vida mental e emocional saudável em sociedade", explicou a coordenadora Shayane Ferreira.
IA em sala de aula
Antenados com o avanço da tecnologia, o 7º ano fundamental do CENSA aproveitou o conteúdo estudado em sala de aula, máquinas, para uma prática aplicando a inteligência artificial.A dinâmica aconteceu na aula de Ciências, na segunda-feira, 8/04. A utilização de algoritmos avançados de processamento de linguagem natural gerou uma ampla variedade de questões, de diferentes níveis de dificuldade e formatos. "Isso proporcionou aos alunos uma experiência de aprendizado mais dinâmica e desafiadora, ao mesmo tempo em que estimulou reflexões sobre as possibilidades e limitações da integração da IA no contexto educacional", disse Shayane Ferreira, coordenadora do segmento. O debate resultante enriqueceu significativamente a compreensão coletiva sobre o tema, destacando tanto os benefícios quanto as questões éticas e práticas relacionadas ao uso da tecnologia em sala de aula.
Árvore da Amizade
A Campanha da Fraternidade 2024 gerou uma série de atividades para o 4º ano fundamental do CENSA. "Fraternidade e Amizade Social", tema desse ano, foi abordado através de vídeos, rodas de conversa e debates baseados no livro "Como levar a amizade social para a sala de aula?". Culminando todo o trabalho e reflexão, os alunos construíram um mural, nomeado "Árvore da Amizade", onde o tronco é representado por Jesus e as folhas, em formato de coração, as atitudes necessárias para a construção de relações sólidas e verdadeiras. Segundo a professora Paula Mothé, "foram momentos de grande aprendizagem, desenvolvimento da afetividade e incentivo ao cuidado com o outro, facilitando a socialização da criança nos grupos sociais nos quais fazem parte."
A Geometria do Quarteirão
Estudando Geometria, o 3º ano fundamental do CENSA partiu para as primeiras experiências visuais percorrendo o quarteirão da escola. A visita guiada aconteceu na quinta-feira, 4/04. Observando as edificações, os alunos identificaram as figuras, com o objetivo de, posteriormente, em sala de aula, classificá-las e compará-las. Aprendizagem concreta e motivadora!
Campos com filtro
O 8º ano fundamental do CENSA comemorou o 189º aniversário de Campos dos Goytacazes com uma exposição artística. As obras foram recriações dos monumentos da cidade, fotografados e, posteriormente, manipulados com o aplicativo GoArt. "Campos com filtro" foi aberta na sexta-feira, 4/04, recebendo a diretora Ir. Rosa Idália Pesca, a vice Beth Landim e muitos professores e alunos que encantaram-se com os trabalhos.
Orgulhosos, Luis Carlos Soares, professor de artes, e Edenice Rinaldi, de História, responsáveis pela atividade e evento, comemoraram o sucesso e ampliaram o prazo da exposição para a semana seguinte. "Os trabalhos integram sensibilidade, cultura e tecnologia apresentando a beleza da cidade através do olhar dos nossos alunos", disse Luis Carlos.